terça-feira, 24 de setembro de 2013

Massoterapia X medicina convencional

Achados de Massoterapeutas há mais de 5.000 anos Ac
A massagem é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois a sua existência é comprovada através de documentos escritos que datam de cinco mil anos atrás. A massagem utiliza as mãos como meio de tratamento, tem como fundamento a medicina chinesa e a bioenergética. Age sobre a circulação , sistema linfático e retorno venoso. A fisioterapia utiliza, como meios de tratamento: o calor, frio e aparelhos elétricos como o ultra-som e ainda alguns processos elementares, por isso não é natural e sim medicina convencional. A fisioterapia segue o curso da medicina convencional. Agora a Massoterapia sim é natural, por isso é conciderada alternativa, melhor ainda NATURAL.
Por: Prof. Manoel Rodrigues - Massoterapeuta
Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

A vida é feita de movimento, então vamos movimentar. A utilidade da massagem na musculação


Foto: Internet

Dentre tantas técnicas, objetivos e benefícios que a massagem tem, também podemos agregá-la antes e/ou depois da musculação.

Uma massagem desportiva  antes, tem como objetivo de preparar a musculatura para o esforço físico. Após a musculação, ajuda a eliminar o lixo metabólico gerado pelo exercício (ácido lático, por exemplo).
 
Mas precisamos ter o cuidado com algumas contra-indicações como dores agudas, inchaço, hematomas, inflamações, entre outras que são adquiridos com o esforço excessivo.

Esses são alguns resultados do exageiro na atividade física e a massagem é uma grande aliada.

Uma compressa gelada pode ter muita utilidade em casos como de inchaço e inflamações, pois com a baixa temperatura, as fibras musculares que antes estavam “dilatadas”, se unem novamente, eliminando o inchaço aos poucos.

Em casos de tensões musculares seguidas ou não de hipersensibilidade, o ideal é uma compressa quente. O calor “solta” as fibras musculares que estão rígidas causando o relaxamento e  alongamento dos mesmos.
A massagem e esses cuidados não são apenas para quem faz musculação. São para qualquer atividade física.
 
Procure se informar em sua academia ou mesmo procure um médico e faça uma avaliação de sua estrutura física para obter melhores resultados em seus exercícios.
Desta forma, o conhecimento e intimidade com o próprio corpo aumentam e os resultados físicos desejados serão rápidos e satisfatórios.
 
De quebra, a respiração, qualidade do sono e bem-estar mental melhoram gradativamente!
A vida é feita de movimento, então vamos movimentar.

Prof. Manoel Rodrigues - Massoterapeuta

A importancia da Massoterapia. Veja os benefícios da massagem após o treino na academia

Imagem: Internet
Para quem procura relaxar seus músculos depois de praticar atividades físicas durante a semana, ou para quem procura alem de uma academia na cidade, um ambiente onde você pode descansar e relaxar. Quer relaxar e descansar fazendo massagem na cidade, a academia oferece massagens para seus alunos descasarem suas musculaturas. Venha conhecer a pratica da massagem na academia. (99) 81499681
Músculos tendem a ter um desgaste e se não cuidarmos das prevenções, podemos adquirir lesões simplesmente por não respeitar o descanso, e uma das técnicas valiosas para que nosso fisiológico fique bem é a massagem. A técnica de Massoterapia é milenar. Há registros de algumas civilizações e culturas há 300 anos a.. C., como os Egípcios antigos, os Persas, os Japoneses, os Budistas, e outros, que já se referiam aos benefícios da massagem para o bem estar e saúde do homem, mas somente os chineses reconheceram que a arte de friccionar o corpo adequadamente, podia conduzir de uma melhora significativa, até à cura, portanto incluíram essa técnica na medicina chinesa, desde 1800 a.C., e vieram praticando-a e aprimorando-a até os dias de hoje.


 Nicole Bahls

Quando estamos estressados o nosso organismo libera um hormônio chamado Cortisol, diminuindo a Serotonina e a Oxitocina, que pertencem a outro grupo de hormônios, responsáveis pela felicidade e prazer respectivamente. Em atletas, depois de treinos e competições, em função do estresse e fadiga muscular, o organismo libera o Ácido Láctico, que é um composto orgânico causador das dores musculares e câimbras. A massagem ajuda a dissolver os núcleos onde se acumulou tal ácido, liberando-o, eliminando assim diversos sintomas desagradáveis, e substituindo-os pelas melhores sensações.
Aqui estão alguns dos benefícios da massagem na academia:
 Mulher malhando
• Ajuda a diminuir e controlar o stress;
• Alivia tensões e rigidez musculares;
• Promove uma recuperação mais rápida de estiramentos musculares e de ligamentos, bem como a flexibilidade e o curso de movimentos e articulações;
• Corrige a postura;
• Reduz os espasmos musculares;
• Melhora a circulação sanguínea e também a oxigenação de todos os tecidos. (Ex: Nos músculos, conduz os fluidos linfáticos, melhorando a circulação periférica, atuando também na remoção do ácido láctico, na eliminação de toxinas etc.);
• Reduz a pressão arterial;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Desenvolve uma maior concentração e desperta a criatividade;
• Prevêem benefícios emocionais, como melhora do humor e outros;
• Promove a diminuição da insônia, da depressão e da ansiedade.

Massoterapia X medicina convencional

Achado de Massoterapeutas há mais de 5.ooo anos Ac
A massagem é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois a sua existência é comprovada através de documentos escritos que datam de cinco mil anos atrás. A massagem utiliza as mãos como meio de tratamento, tem como fundamento a medicina chinesa e a bioenergética. Age sobre a circulação , sistema linfático e retorno venoso. A fisioterapia utiliza, como meios de tratamento: o calor, frio e aparelhos elétricos como o ultra-som e ainda alguns processos elementares, por isso não é natural e sim medicina convencional. A fisioterapia segue o curso da medicina convencional. Agora a Massoterapia sim é natural, por isso é conciderada alternativa, melhor ainda NATURAL.
Por: Prof. Manoel Rodrigues - Massoterapeuta

Massoterapia no Esporte é a massagem presente em todas as áreas

Handebol Mayara de Moura em treino para o Pan (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Mayara, a bela central da seleção brasileira no Pa
Um dos destaques da seleção brasileira de handebol nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Mayara de Moura nem sempre termina de “trabalhar” quando o jogo termina. A bonita central de 24 anos, formada no curso de Massoterapeuta massagem terapêutica, volta e meia ataca de massagista da equipe.
 
Paralelo a vontade de se tornar uma grande jogadora de handebol, Mayara sempre sonhou em se formar Massoterapeuta. Ela até chegou a começar a faculdade, mas a decisão de jogar pela Europa acabou mudando seus caminhos. Pelo menos em partes. Hoje, nas horas vagas, ela é massagista.
- Antes de sair do Brasil, eu comecei a fazer fisioterapia. O meu sonho era trabalhar com isso depois quando parasse o handebol. Mas, como eu não consegui terminar e era difícil transferir o curso para a Europa, procurei alguma coisa que tivesse relação - contou Mayara.
 
 
 
                                            Handebol Mayara de Moura em treino para o Pan (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
                                        Handebol Mayara de Moura em treino para o Pan (Foto: João Gabriel Rodrigues /
                                                                                                             GLOBOESPORTE.COM)
 
Para não perder a prática, os amigos e as colegas de seleção acabaram virando seus clientes. - Eu faço mais nos meus amigos, quando estou de férias em casa. Eu tento praticar um pouco, mas não como profissão. Na seleção, sempre tem alguém que diz que está com dor e me pede massagem. É bom porque também não fica muito trabalho para os Massoterapeutas – disse Mayara, que está há cinco anos jogando na Europa. Atualmente, ela defende o time francês US Mios Biganos Handball, da França, atual campeão europeu.

Quer melhorar seu rendimento? Então aposte na massagem desportiva!

Diferente da massagem para relaxamento, a massagem desportiva é indicada, basicamente, para preparar e recuperar a musculatura dos praticantes de exercícios físicos e esportistas. Ela é realizada de forma mais rápida e vigorosa, focando nos grupos musculares mais exigidos na prática esportiva e em possíveis queixas do atleta. Para cada fase do treinamento ou da competição, a massagem desportiva terá objetivos distintos:
- Pré-treino/competição: estimular a musculatura para o exercício através do aquecimento gerado pelas manobras, prevenindo lesões.
- Intercompetição (atletas): manter a temperatura corporal aquecida e a atividade cardiovascular, no intuito de auxiliar a musculatura na manutenção do exercício.
- Pós-treino/competição: eliminar os resíduos metabólicos para diminuir a dor e os nódulos de tensão.
- Tratamento de lesões: remover o excesso de fluido do tecido, estimular a circulação para a recuperação mais rápida, diminuir aderências e manter a flexibilidade. Nesse momento, poderá ser utilizada a criomassagem.
- Pós-viagem (atletas que necessitam se deslocar para outras cidades para competições): diminui a sensação de rigidez, melhora a dor, sobretudo nas costas, coluna cervical, ombros e diminui o edema em MMII, pelo incremento da circulação venosa e linfática.
- Massagem desportiva não-específica (período sem competição): promover relaxamento e aumentar a sensação de bem-estar geral e monitorar as condições musculares do atleta.
Uma vez que a massagem desportiva auxilia no aumento da circulação e do fluxo de nutrientes, na extensibilidade do tecido conjuntivo, nos movimentos articulares e na diminuição dos espasmos musculares e da dor, os riscos de lesão consequentemente diminuem. Dessa forma, a função muscular mais prontamente restabelecida confere ao atleta ou esportista maior bem-estar físico e psicológico, impactando diretamente na sua confiança e performance, além de maior longevidade na prática esportiva.

Massagem no Esporte

A Massagem Esportiva e a aplicação científica e intuitiva de massagem, movimento e alongamento em indivíduos fisicamente ativos.

A massagem tem uma história notável de eficácia no campo dos esportes e, consequentemente, é bem recebida pela maioria dos atletas.
 Os métodos para abordar a fadiga e a rigidez muscular no campo dos esportes são os mesmos que em qualquer outra situação. As divergências existem apenas quanto à aplicação de técnicas para desenvolvimento dos músculos. Um pré-requisito adicional para a massagem em atletas é a consciência dos aspectos psicológicos da competição; também é importante ter em mente que alguns aspectos do tratamento, como lesões e reabilitação, pertencem aos domínios da medicina esportiva e, consequentemente, exigem a experiência de um terapeuta esportivo. Ainda assim é essencial que o terapeuta massagista compreenda os estados que os músculos tendem a assumir durante o treinamento e em outras ocasiões.
Em períodos de treinamento e entre eventos esportivos, a massagem é usada para manter um desempenho muscular ideal.
 
Após atividade vigorosa, os músculos ficam congestionados por metabólitos, como ácido láctico, dióxido de carbono e água. Esses derivados podem aumentar a fadiga e prejudicar o funcionamento muscular. Os movimentos de massagem, principalmente o deslizamento, são usados para auxiliar na eliminação dessas toxinas e na devolução do oxigênio e dos nutrientes para os músculos.
 Entretanto, é aconselhável que a massagem não seja realizada logo após um treinamento ou atividade esportiva porque os vasos sangüíneos, particularmente as veias dos membros inferiores, encontram-se repletos de sangue após o exercício. Uma vez alongadas pela alta pressão do sangue, as paredes dos vasos ficam suscetíveis a danos quando manuseadas. Cerca de 30 minutos devem-se passar antes da aplicação da massagem, embora esse intervalo seja mais importante para alguns esportes do que para outros.
A massagem também é aplicada para o tratamento de lesões e durante o período de reabilitação. Músculos, ligamentos e tendões podem ser tratados até 1 ou 2 dias após a lesão, embora o tipo e a duração do tratamento dependam da gravidade da lesão.
Benefícios Gerais da Massagem Terapêutica Esportiva:
 
:: Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão;
:: Aumenta a sensação de bem-estar e concentração;
:: Melhora os padrões do sono;
:: Identifica áreas de tensão ou inflamação a serem tratadas antes que ocorra uma lesão;
:: Fornece feedback cinestésico que ajuda a criar um estado mental positivo; isto é, os atletas sentem os músculos relaxados e as articulações descomprimidas, aumentando a sensação de facilidade na realização de um movimento.
 
Nota: As massagens desportivas são classificadas como específicas, isto é, não apenas para tratar um determinado problema, mas ajudar na preparação prévia para a atividade, nos intervalos da atividade ou depois da atividade. A massagem desportiva também é usada para ajudar a manter o corpo em harmonia.

Conheça a Massagem Relaxante e seus benefícios entre em contato pelo Cel: (99) 9 8149-9681



Estado do Maranhão – MA, Coroatá - CEP: 65.415- 000- Endereço: Email.
Cel: (99) 9 8149-9681Contrate-nos! Domingo a Sexta-feira
“Invista em Você a Sua Saúde Merece e Seu Bolso Agradece”
 Massagem Relaxante 

Duração
Técnica de Massagem
 Valor R$
15% de Desconto
Pacote em 1+3 X
0:45 min
à
60:00 min
Massagem Relaxante
10 Sessões
R$=450,00
ou
1 Sessão
R$=50,00

R$=382,50
R$=75,00
3x
R$=105,50

Benefícios da massagem relaxante que você deveria saber
 
1. Combate o estresse e reduz a ansiedade;
2. Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar;
3. Hidrata a pele diminuindo o envelhecimento precoce;
4. Reduz a tensão e dor muscular;
5. Estimula a circulação sanguínea e linfática;
6. Elimina toxinas e resíduos metabólicos;
7. Melhora da resposta imunológica.

O que é massagem relaxante? Por que fazer?
É uma técnica aplicada com movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo.
Durante a massagem são utilizados óleos vegetais que auxiliam a execução dos movimentos sempre contínuos, mantendo um ritmo específico para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.

A massagem relaxante libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse.
De modo geral a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células.
Por estimular a drenagem linfática, a massagem relaxante auxilia na eliminação das toxinas do corpo e a remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares como o ácido láctico (o que contribui para o alivio das dores musculares), aumenta o tônus muscular e hidrata a pele (aumentando a elasticidade da pele que deixa a mesma mais macia e bonita).

Quando a massagem relaxante é indicada?
Alívio do estresse e ansiedade;
Perturbações digestivas;
Enxaquecas;
Artrose;
Sono excessivo ou episódios frequentes de insônia;
Metabolismo lento;
Desmotivação e perda de forças para realizar as atividades cotidianas;
Cansaço ou esgotamento físico;
Fibroses;
Cervicalgias, Dorsalgias e Lombalgias;
Problemas emocionais;
Debilidade física.

Quando a massagem relaxante é contraindicada?
Trombose Venosa Profunda (TVP);
Alterações cardíacas e vasculares;
Fraturas ósseas;
Febre;
Infecções;
Embolias;
Casos de gripe ou infecção forte;
Doenças contagiosas;
Pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas;
Pessoas em jejum ou que acabaram de fazer uma refeição.

Como se preparar para a sessão de massagem relaxante?

Evite comer imediatamente antes da massagem relaxante, coma algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes.
Como é uma massagem realizada com óleo diretamente sobre a pele, você ficará apenas com a roupa íntima para receber a massagem.
Antes da massagem retire seus adornos (anéis, corrente, brincos e relógios).
Para manter o ambiente mais confortável, o massoterapeuta irá colocar uma música relaxante, informe o mesmo caso prefira outro tipo de música.
Tente aproveitar ao máximo o momento da massagem, busque respirar, relaxar e evite pensar nas suas atividades cotidianas, use o momento da massagem para se desligar do mundo lá fora, assim o efeito da mesma será mais eficiente.

(Com informações do Prof. Manoel Rodrigues - Massoterapeuta)

Imagem: Reprodução Internet
Alivie a tensão com toques suaves de uma boa massagem

Seis tipos de massagem para aliviar o estresse:

Quem é que nunca se viu cansado e irritado no final de um dia corrido? Situações de tensão acontecem frequentemente na vida de todos nós. Congestionamentos, problemas no trabalho, preocupações em casa, falta de tempo para fazer diversas coisas. Tudo isso e mais uma série de fatores, com certeza, deixam qualquer um estressado. Para aliviar essa tensão, nada melhor do que relaxar com uma massagem relaxante.

Segundo o Prof. Manoel Rodrigues, Massoterapeuta, qualquer pessoa pode fazer, independente da idade. "Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura", explica. Os únicos cuidados devem ser tomados com quem está em período pós-operatório, com febre, inflamação e outras doenças graves.

Para diminuir os efeitos do corre-corre, escolhemos seis tipos de massagem que acabam com seu estresse e mantêm sua saúde física e mental em equilíbrio.

Shiatsu
Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios o relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. "O shiatsu é importante para aliviar o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções", afirma.
                   
mulher recebendo massagem nos pés - Foto Getty Images
Reflexologia

É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica o Massoterapeuta.

mulher recebendo uma massagem - Foto Getty Images
Massagem clássica terapêutica

Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com o Massoterapeuta Prof. Manoel Rodrigues, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. "Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas", diz.

mulher fazendo massagem com óleos aromáticos - Foto Getty Images
Massagem relaxante

É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo o Massoterapeuta, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental", ressalta.

mulher recebendo a massagem reiki - Foto Getty Images
Reiki

Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão.

Terapia das pedras quentes - Foto Getty Images
Terapia das pedras quentes

De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo.

mulher em um consulta ao médico - Foto Getty Images
Dica

Antes de se submeter a qualquer técnica, o Prof. Manoel Rodrigues, Massoterapeuta, alerta que é fundamental consultar um especialista que possa identificar seus problemas e indicar o melhor tipo de massagem. Ele ressalta ainda que, independente da indicação, a escolha deve ser sempre do cliente e não do Massoterapeuta.

Ads Inside Post