segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Massoterapia X Medicina convencional

Achado de Massoterapeutas há mais de 5.000 anos Ac
A massagem é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois a sua existência é comprovada através de documentos escritos que datam de cinco mil anos atrás. A massagem utiliza as mãos como meio de tratamento, tem como fundamento a medicina chinesa e a bioenergética. Age sobre a circulação , sistema linfático e retorno venoso. A fisioterapia utiliza, como meios de tratamento: o calor, frio e aparelhos elétricos como o ultra-som e ainda alguns processos elementares, por isso não é natural e sim medicina convencional. A fisioterapia segue o curso da medicina convencional. Agora a Massoterapia sim é natural, por isso é conciderada alternativa, melhor ainda NATURAL.
 
Por: Prof. Manoel Rodrigues - Massoterapeuta

Filosofia Verso Massoterapia, Uma Volta Nas Origens

Introdução
Imagem de Massoterapeutas Egípcio
A massagem, modernamente denominada de massoterapia, é um conjunto de manipulações ou manobras “clássicas e modernas”. Ela sofreu influências da filosofia através dos princípios filosóficos herdados dos antigos pensadores do mundo oriental e ocidental envolvidos na prática clínica de saúde.

Esses homens deixaram seus conceitos através dos métodos de pesquisas científicas e clínicas que, por sua vez, foram desenvolvidos por eles no decurso de suas atuações, como clínicos de seu tempo. Eles davam valor para a recuperação do indivíduo, respeitando a capacidade do desenvolvimento com ênfase nos mecanismos de concentração, meditação e a manipulação de tecidos moles do corpo humano (como no ato de massagear), como se esse fosse o centro nervoso da recuperação. Ademais, imaginavam obter domínio e o controle das doenças por acreditarem ser uma provação ou uma incorporação.

Outros pensadores, numa busca incessante do equilíbrio biológico do ser humano, utilizavam métodos científicos e clínicos. Buscavam também encontrar técnicas que fossem capazes de responder a solução de problemas quase insolúveis para a época. Com isso, essas técnicas de massagem tornaram-se verdadeiros recursos em favor da prevenção e recuperação de muitas doenças. O objetivo primordial desses pensadores era oferecer condições para uma prática clínica no exercício da medicina, ou melhor, na aplicação de técnicas que respondessem aos problemas em saúde epidemiológicas e coletiva de seu tempo. A aplicação desses recursos técnicos auxiliavam no restabelecimento do equilíbrio funcional e biológico do corpo.

Esse método se tornou um marco norteador importantíssimo na história da massagem; aliás, além da verdade, na história da ciência biológica e dos métodos reabilitadores. Como essas práticas passavam pelo crivo da arte do pensamento filosófico, então esses homens e mulheres tinham o sagrado compromisso de responder às perguntas sobre o ser humano, a sociedade e a saúde. Esses mesmos princípios ligados ao pensamento do passado também influenciaram outras atividades profissionais de saúde que tiveram sua origem na antiguidade.

Principais conceitos filosóficos que norteiam as Técnicas da Massagem/Massoterapia
I – SHIATSU- Tinha como objetivo o tratamento da mente, do corpo e do espírito para desbloquear os canais de energias. (meridianos). Esta técnica de massagem teve origem no Japão, através do seu antepassado que se chamava ANMA.

II - AYURVEDA – Ayurveda é uma palavra em sânscrito que traz em seu significado “a ciência da vida”, sendo essa um misto de ciência e filosofia. Por vez, descreve os componentes físicos, mentais e emocionais necessários à saúde de forma HOLÍSTCA. A modalidade técnica da Ayurveda surgiu na Índia há 3 mil anos e mostra, em sua essência, como nosso mundo funciona . É mencionada no VEDA e acredita-se que esteja aí o segredo da doença e da saúde.

III – REFLEXOLOGIA – O terapeuta traz a crença de que, ao atuar desta forma num ponto em particular, poderá estimular a energia de um extremo ao outro do corpo, ou melhor, dos músculos dos pés e mãos até os órgãos do corpo. É uma terapia que consiste em aplicar pressão em pontos específicos nos pés e mãos

IV – TÉCNICA DE ALEXANDER - Acreditava que “cada homem, mulher e criança, detinham a perfeição; dependendo como atingi-la por meio de compreensão e esforço pessoais”. O criador desta modalidade técnica foi Frederick Matthias Alexander, em 1869, na Austrália, onde era um ator.

V – MASSAGEM TERAPÊUTICA – A massagem terapêutica é uma das mais antigas terapias do mundo, sendo anterior ao advento da acupuntura e foi muito popular entre os gregos e romanos. Até à Idade Média, cumpriu um papel importante nos cuidados da saúde mas que, infelizmente, foi considerada pecaminosa pela Igreja Católica, atribuindo–lhe uma imagem negativa. O pai da massagem terapêutica foi o ginasta sueco que viria a se tornar terapeuta, o professor Per Henrik Ling, em 1776 -1839. Deixou como legado a forma atualizada da massagem terapêutica.

VI– MASSAGEM PSICO-CORPORAL INTEGRATIVA- Este método é uma integração da massagem Reichiana , Rolfing e da massagem oriental para a reorganização da energia. A criadora do método é a bioterapeuta Iracema Pinto Machado.

Ads Inside Post