domingo, 8 de setembro de 2013

Como fazer Massagem Relaxante


 

Existem diversas técnicas de massagens de relaxamento, sendo a massagem clássica uma das mais conhecidas e utilizadas. A massagem começa nas costas e termina na cabeça, promovendo um relaxamento completo do corpo e mente.

Massagem Relaxante Passo a Passo

Antes de iniciar a massagem é preciso ter em atenção se o local está a uma temperatura agradável. Quem recebe a massagem deve estar com roupa íntima de algodão, traje de banho ou nua, retirar  relógio, pulseiras, colares, brincos e anéis. Mantenha sempre a pessoa coberta com um lençol ou uma toalha grande. O ambiente deve ter pouca luz e, de preferência, com uma música suave.

Massagem relaxante nas costas

Inicie a massagem de relaxamento com a pessoa de barriga para baixo e comece pelas costas. Não ponha o óleo diretamente sobre a pessoa, a não ser que o mesmo esteja aquecido. Coloque-o primeiro nas suas mãos e esfregue uma na outra antes de iniciar. Com as mãos oleadas e aquecidas, comece com deslizamentos suaves e lentos a partir da região lombar e sacral (parte de baixo das costas e início das nádegas) percorrendo toda a região das costas de baixo para cima. As mãos devem estar com os dedos esticados, unidos e totalmente apoiadas nas costas de quem está recebendo. Suba pelo meio das costas e volte pelas laterais onde estão as costelas.
Depois de 5 ou 6 repetições, faça os mesmos movimentos aplicando um pouco mais de pressão e repita por mais 5 ou 6 vezes. A pressão é sempre maior na ida do que na volta. Na verdade, o retorno é apenas para não perder o contato com a outra pessoa. Terminando os deslizamentos, pode começar os amassamentos. Essa manobra consiste mesmo em “amassar” os músculos das costas utilizando os polegares, indicadores e palma das mãos. A pressão é moderada e não precisa seguir necessariamente um sentido para o movimento (observe a figura abaixo para compreender melhor o movimento).
Após percorrer as costas, faça os amassamentos próximos ao pescoço, na região um pouco acima dos ombros e no pescoço. Uma região normalmente bastante tensa.
A seguir, pode terminar a massagem nas costas com as “pancadinhas” que muitos conhecem. São golpes suaves, repetidos e mantendo sempre o mesmo ritmo. Utilize as laterais das mãos e deixe os punhos relaxados. Faça essa manobra apenas na parte muscular das costas e não sobre os ossos (costelas, coluna e omoplata). Quem recebe a massagem não deve sentir dor em momento algum! Lembre-se que é uma massagem de relaxamento. Finalize com alguns deslizamentos suaves (os movimentos do início) e passe para os braços.

Massagem relaxante nas mãos e braços

Trabalhe primeiro braço e mão do mesmo lado e depois faça a massagem no membro oposto. Comece com alguns deslizamentos suaves, como nas costas, passando depois para os movimentos com mais pressão. Inicie o deslizamento nas mãos e suba pelos braços, voltando de forma bem suave. Repita as 5 ou 6 repetições para cada movimento e comece agora a massagear as mãos:
Palma da mão: Utilizando os seus dois polegares, massageie toda a palma da mão, principalmente nas partes mais “carnudas”, com movimentos de vai e vem e circulares. Os movimentos são lentos e a pressão é moderada.
Costas da mão: Com os polegares, massageie de forma suave a parte de trás das mãos, passando o polegar nos sulcos (parte mais funda) entre os tendões.
Dedos: Puxe os dedos de forma delicada, fazendo movimentos circulares em rosca (como se fosse torcer os dedos) desde a palma da mão até às pontas.
Depois de massagear mãos e braços, é hora de seguir para a região posterior das pernas.

Massagem relaxante nas pernas e coxas (região posterior)

Da mesma maneira que nas mãos e braços, trabalhe primeiro uma perna e depois a outra. Comece pelos deslizamentos mais superficiais, como nas costas, desde o pé até a junção da coxa com a nádega. Passe para os movimentos mais profundos (com mais pressão) e depois faça os amassamentos desde a perna até a coxa. Não se esqueça que em todos os deslizamentos a pressão é sempre exercida no movimento de ida. A volta deve ser bem suave. A ideia é empurrar o sangue para o coração e não trazê-lo de volta.
Agora, quem está recebendo a massagem deve virar e ficar de barriga para cima. A massagem continua na parte anterior das pernas e coxas.

Massagem relaxante nas pernas e coxas (região anterior)

A sequência dos movimentos é a mesma da região posterior (deslizamentos suaves, deslizamentos com pressão e amassamentos). Aqui o deslizamento começa no pé e sobe pela perna e coxa, mais ou menos no meio do membro, até o início do osso da bacia. Na parte anterior da perna não há musculatura para se se fazer os amassamentos, por isso pode passar diretamente para a coxa. Os amassamentos na região interna da coxa devem ser feitos com uma pressão moderada, sendo que na parte da frente podem ser mais vigorosos, porém sem provocar dor. Após os amassamentos, pode passar para os pés.

Massagem relaxante nos pés

Utilize os dois polegares para massagear toda a sola dos pé com movimentos circulares e pressione-os com força. Depois massageie o peito do pé com os dois polegares, fazendo movimentos suaves e circulares. Como nas mãos, deslize os polegares nos sulcos (partes mais fundas) entre os tendões. Termine puxando os dedos do pé com movimentos em rosca, como nas mãos. A próxima parte do corpo a ser massageada é a barriga e o tórax.

Massagem relaxante na barriga e tórax

Com a ponta dos dedos comece por fazer pequenos movimentos circulares a partir do umbigo e vá aumentando círculo até cobrir toda a barriga. Depois, faça movimentos de vai e vem com as mãos espalmadas sobre a barriga. Como se estivesse empurrando as gordurinhas com os polegares na ida e depois puxando com os outros dedos na volta.
No tórax, faça deslizamentos com as duas mãos espalmadas e em simultâneo, partindo do cento do peito e seguindo para os ombros. O movimento é feito sobre os músculos peitorais, sem passar pelas mamas. Terminado o tórax, passamos à cabeça e face, onde a massagem termina.

Massagem relaxante na cabeça e face

Primeiro massageie os músculos do pescoço com movimentos firmes, de baixo para cima.
massagem no rosto
Massageie a face com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares e delicados ao redor das têmporas. A seguir, com o polegar e indicador, dê pequenos e suaves beliscões ao longo da linha das sobrancelhas.
rosto
Com a ponta dos dedos, massageie ao longo do osso maxilar.
rosto-2
Termine com uma suave massagem ao couro cabeludo, como se estivesse espalhando xampú, fazendo movimentos circulares com pressão suficiente para mover o couro cabeludo. Pouse uma toalha pequena sobre os olhos da pessoa e deixe-a ficar assim por uns instantes

Ads Inside Post