sábado, 7 de setembro de 2013

Massagem Sueca. O que é? E para quem é indicada!!

Arte: eSPAço SAM Massoterapia
No meio profissional onde somos obrigados a sermos cada dia o melhor em tudo, melhor do que nossos colegas de profissão, melhor do que nós mesmos, para superarmos os desafios e as dificuldades, em muitas vezes deixamos de lado os objetivos mais nobres de nossa vida e sem querer começamos a nos comportar como competidores, individualmente, egoisticamente. Aí que mora o perigo. 

Na natureza não existe o individualismo. Tudo faz parte de um todo e o todo depende de um. Quando não existe o ato de compartilhar vai se morrendo aos poucos, quando existe o ato de monopolizar, vai se perdendo a razão de algo no meio do caminho, de pouco em pouco se perde a razão das coisas. (Prof. Manoel Rodrigues - Massoterapeuta).

A massagem sueca (liberação miofascial) é um tratamento complementar para lesões e fadiga muscular. Pode ser indicada para enxaquecas, dores nas costas, pescoço e cabeça, torcicolo, lombalgia e dores no nervo ciático.

 

Benefícios

Aumenta a circulação linfática e sanguínea, libera miofascias, aumenta o alongamento e combate a tensão muscular geral. Também é um complemento nos tratamentos contra fibromialgia, dores no corpo, inchaços, dor após treino, LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.

 

Mais sobre a técnica

Pode ser muito indicada para enxaquecas, dores nas costas, pescoço e cabeça, torcicolo, lombalgia e dores no nervo ciático. A massagem sueca alivia também a tensão e ajuda a tratar tendinite e lesões musculares. A massagem sueca é um ótimo tratamento complementar para lesões e fadiga muscular. O tratamento também inclui alongamentos terapêuticos e liberação miofascial.

 

Quando a massagem sueca é indicada?

É sempre importante avaliar o problema com um médico antes de uma sessão de massagem. Dores como torcicolo ou na lombar podem ter várias causas. A maioria destes problemas pode ser tratada com massagem sueca, mas é importante saber a causa das dores.

A massagem sueca inclui alongamentos e testes musculares. É um ótimo auxílio para a boa postura e para aumentar o equilíbrio físico e se conhecer melhor.

A técnica trata músculos, com a finalidade de influenciar fatores corporais e emocionais. Ela aumenta a circulação sanguínea e linfática, ajuda no combate de dores, libera hormônios de bem estar e deixa a pessoa mais elástica. A massagem sueca é feita de uma forma mais vigorosa do que a massagem relaxante. A massagem inclui tecidos moles do corpo, músculos, tendões, e tecido conjuntivo.

A técnica foi desenvolvida na Grécia antiga e a própria palavra grega ma’sséin significa apertar, friccionar e amassar. No ano 400 a.c., Hipócrates, o pai da medicina, escreveu que os médicos deveriam usar a massagem como forma de cura; no ano 100 d.c., Galenos, o pai da anatomia humana, escreveu um livro sobre a massagem e sua força curativa.

Foi um sueco, Per Henrik Ling (1776-1839) que trouxe a massagem de volta das antigas culturas. Ele criou uma técnica baseada em movimentos utilizados pelos gregos clássicos. Chamou esta técnica de massagem clássica, mas ela ficou mundialmente famosa por massagem sueca, devido a sua origem. A massagem sueca é a maior forma de tratamento alternativo no mundo. É usada em SPA, navios e hotéis de luxo, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Mundialmente é famoso pelo nome inglês "swedish massage". 

O profissional de Massoterapia trabalha principalmente na musculatura, utilizando pressão de várias formas. Normalmente, ela é feita com as mãos, mas certos movimentos podem ser feitos com aparelhos (não usamos aparelhos fisioterapeutas, laser ou ultrassom).

A técnica de massagem sueca trabalha nos tecidos muculares, provoca a circulação sanguínea e estimula a pele. Os 5 movimentos básicos são:
  • Effleurage (deslizamentos)
  • Petrissage (amassamentos)
  • Fricção (pressão com movimento circular)
  • Tapeamento (batidas rítmicas)
  • Vibrações (feitas com as mãos)
A massagem sueca é tida como uma terapia séria, com efeitos altamente eficazes para tratar a musculatura. Ela aumenta as circulações linfática e sanguínea e combate a tensão muscular. Também aumenta a produção de hormônios como ocitocina e endorfinas e é um ótimo complemento nos tratamentos contra fibromialgia, dores no corpo, inchaços, dor após treino, LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads Inside Post